DOAÇÕES

 

APOIA O PROJETO 3EM1 C.A.J


 

CONTATO

O MINISTÉRIO DO PRESBÍTEROS


 Qual é o significado de presbítero?

Na Bíblia presbítero significa uma pessoa mais madura, que cuida da igreja. Os presbíteros eram líderes na igreja, ensinando e mantendo tudo em ordem. Eles tinham autoridade na igreja.

Presbítero significa o mesmo que ancião – uma pessoa mais velha, respeitada por sua idade e sabedoria. Um presbítero era alguém com maturidade suficiente para liderar uma igreja de forma sensata. Não havia uma distinção clara entre presbítero e pastor.

Os apóstolos eram considerados presbíteros porque cuidavam da igreja, junto com os outros líderes que formaram. Havia presbíteros em cada igreja, para orientar os outros fiéis. Algumas funções dos presbíteros eram:

Pregar e ensinar – transmitir e explicar a Palavra de Deus, para que todos crescessem – 1 Timóteo 5:17-18

Resolver questões difíceis – debater temas controversos e juntos tomar decisões – Atos dos Apóstolos 15:2

Orar pelos doentes – ungindo com óleo e pedindo por cura – Tiago 5:14-15

Pastorear – orientar e aconselhar os fiéis, para os fortalecer, mantendo a disciplina – 1 Pedro 5:1-2

Os presbíteros tinham autoridade e mereciam o respeito da congregação (Hebreus 13:17). O trabalho de um líder na igreja nunca é fácil. Seu objetivo não era ser “ditadores” mas liderar pelo exemplo e com sabedoria.

Quais eram os requisitos para ser presbítero?

O requisito principal para ser presbítero era ter maturidade suficiente. Maturidade é diferente de idade. Uma pessoa muito idosa, com muitos anos na igreja pode não ser madura. Espiritualmente, pode ser uma criança. O contrário também pode acontecer – um jovem muito maduro, como Timóteo.

A Bíblia tem algumas recomendações para decidir se alguém deve ser presbítero:

Ser cristão – uma pessoa salva, com amor verdadeiro por Jesus

Não ser novo convertido – pessoas novas na fé precisam aprender e ganhar experiência primeiro – 1 Timóteo 3:6

Liderar bem sua família – se não conseguisse manter a casa em ordem, não iria conseguir cuidar da igreja – 1 Timóteo 3:4-5

Ser sóbrio – não caindo em excessos vergonhosos – 1 Timóteo 3:2-3

Ter boa reputação – ser conhecido por fazer o bem e não o mal – Tito 1:8-9

Essas são apenas sugestões para ajudar a decidir se a pessoa tem maturidade suficiente. Uma pessoa podia ser presbítero sem preencher todos esses requisitos. Bastava que sua vida revelasse fé e maturidade.

O que significa presbítero na atualidade?

Hoje em dia, a definição de presbítero varia de igreja para igreja. Mas, em geral, presbítero significa alguém com certa maturidade espiritual, com responsabilidade e autoridade na igreja.

Supervisão: At 20.28-35:

Que consiste em olhar do alto alguma tarefa que estiver sendo realizada. 

Na nossa realidade, o Presbítero tem, preciosa atribuição, embora se submete ao seu Pastor, porém, está investido por uma autoridade singular, ou seja, a ele é Conferido O poder de auxiliador. 

Se analisarmos cuidadosamente o texto de l Timóteo 3: 1-7, veremos que pouco se fala sobre os deveres dos Bispos (Presbíteros),porque o autor sagrado dá a entender que todos sabiam quais eram esses deveres; porém, tal como no capítulo 2:8-15, toda ênfase recai sobre o caráter e sobre as qualificações morais e intelectuais daqueles nomeados para esse ofício. 

TERMINOLOGIA Bispo – termo grego “epískopos”, é usado por cinco vezes no N.T., isto é, em Atos 20:28; Fl. 1:1; l Tim. 3:2; Tito 1:7 e l Ped. 2:25. o termo grego “episkope”, usado no primeiro versículo do cap. 3 de Timóteo, indica o ofício do supervisor, ocorrendo, também, com essa significação, em Atos l :20. Esse título não se deriva do ar!A como é o caso de “presbíteros”, <ancião>, por exemplo. 

Somente por duas vezes, na tradução de Septuaginta (tradução do original hebraico do A.T. para o grego, completada acerca de duzentos anos antes da era cristã), que essa palavra tem qualquer conexão com a adoração religiosa (Num. 4:16 e H Reis 11:18). Nos tempos antigos esse termo era usado para indicar os oficiais dos exércitos, guardas, bem como os <superintendentes> ou diretores dos trabalhadores, em qualquer projeto.

Aconselhar: Ml 2.7.

O Presbítero deve ser o amigo, o conselheiro confidente, aquele em que posso confiar.  

Durante muito tempo, essa função foi esquecida, via-se o Presbítero como um carrasco, alguém que devo ter medo, ora respeito nunca foi e nunca será sinônimo de medo, temor. 

O rebanho cresce, e é impossível o Pastor da Igreja dar conta de todas as ovelhas, por isso se elegem ou nomeiam-se obreiros, a fim de atender a demanda. 

Infelizmente a palavra conselho, presbítero tem se tomado um pavor no meio dos membros, isso não pode ser assim.

Ensinar: 1Tm 3,2; 5.17:

Não é só o Pastor da Igreja que ministra a palavra, o Presbítero também, daí a necessidade dele ter o conhecimento bíblico, ter um curso teológico, nem que seja o básico. 

O povo tem que ver no Presbítero a mesma unção e capacidade que vê e encontra no seu Pastor. 

É muito comum encontramos Igreja que, quando seu Pastor sai de férias o povo sai também.

Governar a Igreja: 1 Tim 5.17:

Igreja tem um número enorme de problemas, é a construção, organização jurídica, problemas familiares, departamentos e sociedades internas que precisam ser estabelecidas, e o conselho (Pastores e Presbíteros) da Igreja que tem que se preocupar. Presbítero não é para chegar no culto a noite sentar no púlpito e se acomodar. 

O governante de uma casa se preocupa com tudo, com a sujeira, com goteiras, com desperdício de luz, água, e outras coisas mais.

Visitar: 1 Ped 5.1-5:

Se o Presbítero trabalha, ele deve procurar visitar a noite, se possível for, sempre acompanhado da esposa, ou de sábado e domingo. 

Nunca deve fazê-lo sem antes ou depois comunicá-lo ao Pastor. Por que?  Eu respondo.

 A função de pastoreio é peculiar ao Pastor do rebanho, quando este precisa sair, as ovelhas só ficarão com outros se estes obtiverem o cajado do Pastor.  

Presbítero e Pastor devem andar em comunhão, sem a qual não estarão realizando a obra de Cristo.

Celebrar casamento, celebrar a ceia, realizar batismo e impetrar a benção apostólica mediante autorização pastoral.

Ungir os enfermos: Mc 6.13; Tg 5.13-15: A unção com óleo só deve ser ministrada pelos presbíteros e pastores.

Cuidar do rebanho, protégendo-o de lobos vorazes: At 20.28-35.

Corrigir e exortar o rebanho: Tt 1.9-11.

Pastorear o rebanho: 1Pd 5.1-3

Guiar o rebanho: Hb 13.7-17

Pregara palavra: 1Tim 5.17

AS ATIVIDADES DOS PRESBITEROS

Diz o Estatuto: “O presbítero tem sua ação restrita à Igreja da qual faz parte, porém, sob orientação do pastor do campo”. 

Quanto às responsabilidades pessoais como crente e consagrado são as mesmas já citadas para o pastor.

1- Conhecer suas limitações, como declara o Estatuto;

2- Ser bom conhecedor da doutrina, das leis e regulamentos da Igreja;

3- Ser amigo do pastor e de toda a Igreja, sendo-lhes simpático;

4- Ao lado do pastor, da Igreja e dos órgãos locais, ser interessado e incentivador;

5- Saber conduzir-se perante a Igreja, de maneira inteligente, para ser respeitado, amado e reconhecido como presbítero;

6- Saber ajudar os crentes na carreira cristã, evitando até mesmo, que censurem ou se declarem contra o pastor ou sua administração;

7- Ser moderador entre os crentes, o pastor, as Entidades ou órgãos da Igreja;

8- Exercer seu ministério com eficiência e desejo de crescer na escala ministerial;

9- Na ausência do pastor do campo, ser seu co-pastor e defensor da causa. Nunca aproveitar-se da ausência do pastor, para criar problemas ao seu trabalho. Isto constitui falta de ética, de consideração e amor ao próximo;

10- Saber receber ordens do pastor e dar ordens a diáconos, diaconisas e oficiais. Ser cumpridor dos seus deveres, para poder exigir o cumprimento dos mesmos por parte da Igreja.

Estas regras são imprescindíveis para produzir uma administração correta e eficaz.



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

1 Samuel 22-1-2  Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez LÍDER deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 

 

 


Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas. 1 Crônicas 12:18






2 Samuel 23-8. São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez.
9. Depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam.
10. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo.
11. Depois dele era Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
 2 Samuel 23.12. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento.
13. Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14. Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém.
15. E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém!
16. Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor;
17. e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes.
18. Ora, Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe dos trinta; e este alçou a sua lança contra trezentos, e os matou, e tinha nome entre os três.
19. Porventura não era este o mais nobre dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou.
20. Também Benaías, filho de Jeoiada, filho dum homem de Cabzeel, valoroso e de grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moabe; depois desceu, e matou um leão dentro duma cova, no tempo da neve.
21. Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaías desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou.
22. Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes.
23. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas.