DOAÇÕES

 

APOIA O PROJETO 3EM1 C.A.J


 

CONTATO

O MINISTÉRIO DO DÍCONOS

QUAL É O SIGNIFICADO DE DIÍACONO?

Diácono significa uma pessoa que serve e ajuda a igreja. Na Bíblia, os diáconos tratavam de assuntos administrativos e prestavam ajuda aos fiéis, enquanto os pastores se dedicavam à pregação e ao ensino.

 O trabalho do diácono é muito importante em igrejas com vários membros.

No início da Igreja, os apóstolos lideravam e organizavam tudo. Os crentes davam ofertas à igreja, que eram distribuídas pelos apóstolos aos membros mais pobres e vulneráveis. 

Mas a Igreja cresceu muito e os apóstolos já não conseguiam pregar e administrar bem.

 Por isso, a igreja escolheu sete homens para servir às mesas e tratar da administração dos recursos Atos 6:2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.

4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,

6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.

7. E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.

8. Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Surgiram assim os diáconos.

O QUE FAZ UM DÍACONO?

O trabalho do diácono varia de igreja para igreja mas sua função principal é diminuir a carga de trabalho do pastor ou presbítero. 

Todos devem ajudar na igreja mas o diácono é uma pessoa responsável, que gere certas tarefas. Algumas coisas que o diácono pode fazer são:

Administrar as finanças da igreja

Gerir apoios sociais

Dar assistência aos necessitados

Cuidar do edifício e dos bens da igreja

Em algumas denominações, o diácono também ajuda com funções espirituais, como administrar a Santa Ceia, participações no culto e aconselhamento dos crentes.

QUEM PODE SER DÍACO?

O diácono precisa ser capaz de lidar com responsabilidade. Por isso, a Bíblia tem algumas recomendações sobre o caráter do diácono:

Sábio e cheio do Espírito – Atos 6:3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.

Boa reputação – 1 Timóteo 3:8. Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,9. guardando o mistério da fé numa consciência pura.10. E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis.11. Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.1

Gere bem a família – 1 Timóteo 3:2. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.13. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

A Bíblia também diz que é bom testar a pessoa para ver se tem boa reputação e capacidade para fazer o serviço.

 Essas não são regras rígidas mas ajudam a ver que tipo de pessoa é mais indicada para ser diácono – alguém responsável, fiel, honesto, organizado e temente a Deus.

MULHER PODE SER DIACONISA?

A Bíblia não proíbe mulheres de servirem como diaconisas. Diácono significa “servo”.

 Uma mulher chamada Febe era diaconisa traduzido como “serva” de uma igreja – Romanos 16:1. Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia;

2. para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular.

3. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

4. os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.

5. Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.

6. Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós.

7. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim..

Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:.11. Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”. 

De qualquer forma, esse versículo mostra que as mulheres que servem a igreja também devem ter as mesmas caraterísticas que os homens que servem – boa reputação, responsabilidade, fidelidade...

O MINISTERIO DO DÍACOS

O sentido da palavra na Bíblia inclui: servos domésticos (Jo 2:5-9), e governantes (Rm 13:4), além do uso mais comum de servos de Cristo e da Igreja. Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação ao outro (Mt 23:11). Paulo usou a mesma palavra freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Co 3:5; Ef 6:21). Estes termos, no uso geral, descrevem tanto homens como mulheres (Lc 10:40; Rm 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pe 4:10).

A palavra: diácono empresta leveza ao tema, pois se tem em mente o servir com prazer, zelosa e diligentemente; ajudar seu superior na execução de trabalhos. Nesse sentido o servo considera-se um INSTRUMENTO e dá toda a glória a seu Senhor.

Em um sentido amplo, vemos no Novo Testamento a palavra “diakonos” e suas variantes serem, mais de 100 vezes, aplicadas. Refere-se a quem serve os convidados (Jo 2:5-9), servos do rei (Mt 22:13), ministro de Satanás (II Co 11:15), ministro de Deus (II Co 6:4), ministro de Cristo (II Co 11:23) e à autoridade (Rm 13:4).

QUALIDADE DO DÍACONOS

Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. 1Tm 3:8-13

Caráter: I Tm 3:8. Respeitável, de uma só palavra, não inclinado a muito vinho, não cobiçoso de sórdida GANÂNCIA.

Fé: I Tm 3:9. Deve conservar o MISTÉRIO da fé com a consciência limpa. Não necessariamente ser apto para o ensino, mas deve entender e sustentar sua fé e a doutrina.

Relações Familiares: I Tm 3:12. As mesmas expectativas que o presbítero deve satisfazer. Deve ser esposo de uma só mulher e governar bem os filhos. Isso gera CONFIANÇA na igreja, uma vez que o diácono cuida das coisas da igreja.

Reputação: At 6:3. Conhecido como alguém cheio do Espírito Santo e de SABEDORIA.

 Em geral, as qualificações dos diáconos para sua função incluem as exigências para as funções ministeriais dos demais ministros, além de suas especificidades. A seguir apresenta-se um quadro com estas referências.

EM RELAÇÃO A DEUS

Apegados à palavra, fiel I Tm 3:9; Tito 1:9

Justos e piedosos Tito 1:8

Aptos para ensinar I Tm 3:2; 5:17; Tito 1:9

Irrepreensíveis I Tm 3:2-9; Tito 1:6

Não sejam neófitos I Tm 3:6

Amigos do bem Tito 1:8

Experimentados I Tm 3:10

EM RELAÇÃO AOS OUTOROS

De uma só palavra I Tm 3:8

Respeitáveis I Tm 3:2-8

Hospitaleiros I Tm 3:2; Tito 1:8

Inimigos de contendas I Tm 3:3

Não violentos, porém cordial I Tm 3:3; Tito 1:7

Tenham bom testemunho dos de fora I Tm 3:7

Não arrogantes Tito 1:7

Não cobiçosos de sórdida ganância I Tm 3:8; Tito 1:7

EM RELAÇÃO A SI MESMO

Que tenham domínio de si Tito 1:8

Temperantes I Tm 3:2,8; Tito 1:7

Não avarentos I Tm 3:3

Sóbrios I Tm 3:2; Tito 1:8

Não irascíveis Tito 1:7

Não dados ao vinho I Tm 3:3,8; Tito 1:7

EM RELAÇÃO A FAMILIA

Esposos de uma só mulher I Tm 3:2,12; Tito 1:6

Que governem bem a sua própria casa I Tm 3:4,12; Tito 1:6

Que tenham filhos obedientes I Tm 3:4,5,12; Tito 1:6

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Fil. 2:3,4

O diácono, além de um ministro espiritual, ministra também a respeito das questões materiais. Ele deve lembrar-se de que Cristo é o Dono da Igreja, mas que deu o exemplo de ser o primeiro e maior diácono de todos.

Há diferenças fundamentais entre as funções do pastor e as funções do diácono, mas as exigências para o serviço são as mesmas, assim também como a recompensa.

O diácono deve ser examinado e aprovado pela igreja e seus líderes, é respeitado pela igreja como homem honesto, um bom administrador, um bom crente.

É austero, sincero, amigo, prestativo, serve com alegria porque sabe a quem está servindo. Está preocupado com a glória de Cristo através do bom desempenho de seu serviço na igreja e na comunidade.

O diácono não pertence a uma hierarquia funcional inferior, mas à luz da teologia bíblica pertence a mais excelente classe diante de Deus: aqueles que servem. Ele não é empregado da igreja, mas a serve com zelo, temor e gratidão.


Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie 

Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao

 que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.  Prov 11:24-25

Se esreva no nosso Canal Agora Mesmo
Toque Aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

1 Samuel 22-1-2  Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez LÍDER deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 

 

 


Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas. 1 Crônicas 12:18






2 Samuel 23-8. São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez.
9. Depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam.
10. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo.
11. Depois dele era Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
 2 Samuel 23.12. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento.
13. Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14. Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém.
15. E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém!
16. Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor;
17. e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes.
18. Ora, Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe dos trinta; e este alçou a sua lança contra trezentos, e os matou, e tinha nome entre os três.
19. Porventura não era este o mais nobre dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou.
20. Também Benaías, filho de Jeoiada, filho dum homem de Cabzeel, valoroso e de grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moabe; depois desceu, e matou um leão dentro duma cova, no tempo da neve.
21. Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaías desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou.
22. Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes.
23. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas.