QUAL É O SIGNIFICADO DE DIÍACONO?
Diácono significa uma pessoa que serve e ajuda a igreja. Na Bíblia, os diáconos tratavam de assuntos administrativos e prestavam ajuda aos fiéis, enquanto os pastores se dedicavam à pregação e ao ensino.
O trabalho do diácono é muito importante em igrejas com vários membros.
No início da Igreja, os apóstolos lideravam e organizavam tudo. Os crentes davam ofertas à igreja, que eram distribuídas pelos apóstolos aos membros mais pobres e vulneráveis.
Mas a Igreja cresceu muito e os apóstolos já não conseguiam pregar e administrar bem.
Por isso, a igreja escolheu sete homens para servir às mesas e tratar da administração dos recursos Atos 6:2. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.
4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,
6. e os apresentaram perante os apóstolos; estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos.
7. E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé.
8. Ora, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Surgiram assim os diáconos.
O QUE FAZ UM DÍACONO?
O trabalho do diácono varia de igreja para igreja mas sua função principal é diminuir a carga de trabalho do pastor ou presbítero.
Todos devem ajudar na igreja mas o diácono é uma pessoa responsável, que gere certas tarefas. Algumas coisas que o diácono pode fazer são:
Administrar as finanças da igreja
Gerir apoios sociais
Dar assistência aos necessitados
Cuidar do edifício e dos bens da igreja
Em algumas denominações, o diácono também ajuda com funções espirituais, como administrar a Santa Ceia, participações no culto e aconselhamento dos crentes.
QUEM PODE SER DÍACO?
O diácono precisa ser capaz de lidar com responsabilidade. Por isso, a Bíblia tem algumas recomendações sobre o caráter do diácono:
Sábio e cheio do Espírito – Atos 6:3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.
Boa reputação – 1 Timóteo 3:8. Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,9. guardando o mistério da fé numa consciência pura.10. E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis.11. Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.1
Gere bem a família – 1 Timóteo 3:2. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.13. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
A Bíblia também diz que é bom testar a pessoa para ver se tem boa reputação e capacidade para fazer o serviço.
Essas não são regras rígidas mas ajudam a ver que tipo de pessoa é mais indicada para ser diácono – alguém responsável, fiel, honesto, organizado e temente a Deus.
MULHER PODE SER DIACONISA?
A Bíblia não proíbe mulheres de servirem como diaconisas. Diácono significa “servo”.
Uma mulher chamada Febe era diaconisa traduzido como “serva” de uma igreja – Romanos 16:1. Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia;
2. para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular.
3. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4. os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
5. Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.
6. Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós.
7. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim..
Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:.11. Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”.
De qualquer forma, esse versículo mostra que as mulheres que servem a igreja também devem ter as mesmas caraterísticas que os homens que servem – boa reputação, responsabilidade, fidelidade...
O MINISTERIO DO DÍACOS
O sentido da palavra na Bíblia inclui: servos domésticos (Jo 2:5-9), e governantes (Rm 13:4), além do uso mais comum de servos de Cristo e da Igreja. Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação ao outro (Mt 23:11). Paulo usou a mesma palavra freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Co 3:5; Ef 6:21). Estes termos, no uso geral, descrevem tanto homens como mulheres (Lc 10:40; Rm 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pe 4:10).
A palavra: diácono empresta leveza ao tema, pois se tem em mente o servir com prazer, zelosa e diligentemente; ajudar seu superior na execução de trabalhos. Nesse sentido o servo considera-se um INSTRUMENTO e dá toda a glória a seu Senhor.
Em um sentido amplo, vemos no Novo Testamento a palavra “diakonos” e suas variantes serem, mais de 100 vezes, aplicadas. Refere-se a quem serve os convidados (Jo 2:5-9), servos do rei (Mt 22:13), ministro de Satanás (II Co 11:15), ministro de Deus (II Co 6:4), ministro de Cristo (II Co 11:23) e à autoridade (Rm 13:4).
QUALIDADE DO DÍACONOS
Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. 1Tm 3:8-13
Caráter: I Tm 3:8. Respeitável, de uma só palavra, não inclinado a muito vinho, não cobiçoso de sórdida GANÂNCIA.
Fé: I Tm 3:9. Deve conservar o MISTÉRIO da fé com a consciência limpa. Não necessariamente ser apto para o ensino, mas deve entender e sustentar sua fé e a doutrina.
Relações Familiares: I Tm 3:12. As mesmas expectativas que o presbítero deve satisfazer. Deve ser esposo de uma só mulher e governar bem os filhos. Isso gera CONFIANÇA na igreja, uma vez que o diácono cuida das coisas da igreja.
Reputação: At 6:3. Conhecido como alguém cheio do Espírito Santo e de SABEDORIA.
Em geral, as qualificações dos diáconos para sua função incluem as exigências para as funções ministeriais dos demais ministros, além de suas especificidades. A seguir apresenta-se um quadro com estas referências.
EM RELAÇÃO A DEUS
Apegados à palavra, fiel I Tm 3:9; Tito 1:9
Justos e piedosos Tito 1:8
Aptos para ensinar I Tm 3:2; 5:17; Tito 1:9
Irrepreensíveis I Tm 3:2-9; Tito 1:6
Não sejam neófitos I Tm 3:6
Amigos do bem Tito 1:8
Experimentados I Tm 3:10
EM RELAÇÃO AOS OUTOROS
De uma só palavra I Tm 3:8
Respeitáveis I Tm 3:2-8
Hospitaleiros I Tm 3:2; Tito 1:8
Inimigos de contendas I Tm 3:3
Não violentos, porém cordial I Tm 3:3; Tito 1:7
Tenham bom testemunho dos de fora I Tm 3:7
Não arrogantes Tito 1:7
Não cobiçosos de sórdida ganância I Tm 3:8; Tito 1:7
EM RELAÇÃO A SI MESMO
Que tenham domínio de si Tito 1:8
Temperantes I Tm 3:2,8; Tito 1:7
Não avarentos I Tm 3:3
Sóbrios I Tm 3:2; Tito 1:8
Não irascíveis Tito 1:7
Não dados ao vinho I Tm 3:3,8; Tito 1:7
EM RELAÇÃO A FAMILIA
Esposos de uma só mulher I Tm 3:2,12; Tito 1:6
Que governem bem a sua própria casa I Tm 3:4,12; Tito 1:6
Que tenham filhos obedientes I Tm 3:4,5,12; Tito 1:6
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Fil. 2:3,4
O diácono, além de um ministro espiritual, ministra também a respeito das questões materiais. Ele deve lembrar-se de que Cristo é o Dono da Igreja, mas que deu o exemplo de ser o primeiro e maior diácono de todos.
Há diferenças fundamentais entre as funções do pastor e as funções do diácono, mas as exigências para o serviço são as mesmas, assim também como a recompensa.
O diácono deve ser examinado e aprovado pela igreja e seus líderes, é respeitado pela igreja como homem honesto, um bom administrador, um bom crente.
É austero, sincero, amigo, prestativo, serve com alegria porque sabe a quem está servindo. Está preocupado com a glória de Cristo através do bom desempenho de seu serviço na igreja e na comunidade.
O diácono não pertence a uma hierarquia funcional inferior, mas à luz da teologia bíblica pertence a mais excelente classe diante de Deus: aqueles que servem. Ele não é empregado da igreja, mas a serve com zelo, temor e gratidão.
Olá meu Amigo e Minha Amiga você que gosta do nosso trabalho e sabe que nós somos sérios nesta missão e gostaria de apoia o Projeto Apoio Aos Soldados Feridos de Cristo a Ajudar, mas Família e Resgata pessoas que perderão o prazer de viver e de busca o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos apoie
Salmos 20: 2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião. 3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. 4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. -
“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao
que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. Prov 11:24-25
![]() | ||
|