DOAÇÕES

 

APOIA O PROJETO 3EM1 C.A.J


 

CONTATO

O MINISTÉRIO DE COLABORADOR


O Ministério de Colaborador na Igreja


O ministério de colaborador na Igreja é uma função fundamental que reflete a ideia de servir aos outros, apoiando as necessidades do corpo de Cristo, que é a Igreja. Este ministério não se limita a uma liderança formal ou a um cargo específico, mas está relacionado a um chamado para servir com humildade, trabalho árduo e comprometimento com o reino de Deus.


1. O Chamado para Servir (Colaboradores no Reino de Deus)


O próprio conceito de "colaborador" vem da ideia de um ajudante, alguém que auxilia em uma missão ou obra. Na Bíblia, Deus tem um chamado para todos os cristãos, e muitos são chamados a exercer o ministério de servir como colaboradores na edificação do Corpo de Cristo. Este ministério pode ser exercido de várias formas: no apoio à liderança, no cuidado pastoral, nas necessidades práticas da igreja, e em diversas atividades que ajudam na propagação do evangelho e no cuidado do rebanho de Deus.


Texto Base:  

"Portanto, nós somos embaixadores de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio; em nome de Cristo, pedimos: Reconciliem-se com Deus."

(2 Coríntios 5:20)


a. Serviço no Corpo de Cristo

A ideia central do ministério de colaborador é que todos os membros da Igreja têm uma função. Como diz o apóstolo Paulo, cada membro do corpo de Cristo tem um papel e deve trabalhar em harmonia para o bom funcionamento da Igreja.


Texto Base:  

"Porque, assim como o corpo é uma só, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo."

(1 Coríntios 12:12)


2. Características do Colaborador


A Bíblia nos dá várias qualidades que um bom colaborador deve ter:


a. Humildade

O colaborador deve ter um espírito de humildade, colocando-se à disposição para servir aos outros sem buscar reconhecimento ou glória pessoal. Ele deve compreender que seu trabalho é uma expressão do amor de Deus e não uma forma de exaltar a si mesmo.


Texto Base:  

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo."

(Filipenses 2:3)


b. Prontidão para Servir

O colaborador deve ser disposto e ágil para atender aos chamados do Senhor, ajudando naquilo que for necessário para o avanço do Reino de Deus. O serviço deve ser feito de maneira pronta, sem hesitação.


Texto Base:  

"E quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo."

(Mateus 20:27)


c. Senso de Comunhão

O colaborador deve entender que seu serviço não é feito isoladamente, mas em comunhão com a Igreja. Ele precisa trabalhar com outros irmãos e irmãs em Cristo, com o propósito de edificar a Igreja e fazer avançar o Reino de Deus na terra.


Texto Base:  

"Como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, sendo muitos, são um só corpo, assim também é Cristo."

(1 Coríntios 12:12)


d. Fidelidade

Ser fiel no que é pequeno é uma característica importante de um colaborador. Jesus ensina que, se formos fiéis no que é pequeno, seremos confiáveis em coisas maiores.


Texto Base:  

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito."

(Lucas 16:10)


e. Amor e Compromisso

O colaborador deve servir com amor, demonstrando carinho, compaixão e compromisso com a obra de Deus. O amor é a motivação central para todo o serviço cristão, pois "sem amor nada somos."


Texto Base:  

"Ora, o fim da mandamento é o amor, de coração puro, e de boa consciência, e de fé não fingida."

(1 Timóteo 1:5)


3. Exemplos Bíblicos de Colaboradores


A Bíblia apresenta muitos exemplos de colaboradores que trabalharam para o Reino de Deus e para a edificação da Igreja:


a. Paulo e seus Colaboradores

O apóstolo Paulo frequentemente fala sobre os seus colaboradores na obra do ministério, como Tito, Timóteo, Lucas, Priscila e Áquila, entre outros. Paulo sempre agradecia a esses servos por seu trabalho árduo e compromisso com o evangelho.


Texto Base:  

"Saudai a Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais expuseram a sua vida por minha causa, a quem não sou eu somente a dar graças, mas também todas as igrejas dos gentios."

(Romanos 16:3-4)


b. Barnabé

Barnabé foi um colaborador fiel de Paulo, sendo conhecido por seu caráter encorajador. Ele ajudou a estabelecer muitas igrejas e foi um grande apoio para o ministério de Paulo.


Texto Base:  

"Então, Barnabé foi até Tarso procurar Saulo, e, quando o encontrou, o levou para Antioquia. Por todo um ano se reuniram com a igreja e ensinaram a muita gente. E em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."

(Atos 11:25-26)


c. Timóteo

Timóteo foi outro colaborador de Paulo, que se destacou por sua dedicação ao ministério e por sua juventude. Ele foi usado por Deus para ajudar a edificar a Igreja de Cristo.


Texto Base:  

"Mas tu tens seguido de perto o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança..."

(2 Timóteo 3:10)


4. Como os Colaboradores São Recompensados.


A recompensa do colaborador vem tanto nesta vida como na eternidade. Embora o trabalho na Igreja nem sempre traga recompensas materiais ou reconhecimento público, a Bíblia nos assegura que Deus vê o coração e o trabalho fiel e nos recompensará generosamente.


Texto Base:  

"Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão, para retribuir a cada um segundo as suas obras."

(Apocalipse 22:12)


a. Recompensa Celestial

O colaborador fiel será recompensado no céu com galardão, pois o Senhor valoriza cada ato de serviço prestado em Seu nome.


Texto Base:  

"Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus."

(Mateus 5:10)


5. O Colaborador no Ministério Hoje


Na Igreja contemporânea, o papel do colaborador é fundamental para a saúde e crescimento da congregação. Colaboradores podem atuar de muitas formas: cuidando dos necessitados, evangelizando, servindo nas tarefas práticas da igreja, ou auxiliando na educação cristã. A Igreja precisa de colaboradores dispostos a servir e a trabalhar em unidade, pois todo trabalho para o Reino de Deus tem grande valor e importância.


Conclusão

O ministério de colaborador é central para a vida e o funcionamento da Igreja. Ser colaborador no Reino de Deus envolve servir com humildade, amor, fidelidade e sabedoria, sempre buscando a glória de Deus e o bem-estar do Corpo de Cristo. O colaborador é chamado para ajudar na edificação da Igreja, trabalhar pela unidade e pregar o Evangelho de Cristo. Assim como os exemplos bíblicos, todos podemos contribuir para a obra de Deus com coração dedicado e comprometido.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

1 Samuel 22-1-2  Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez LÍDER deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 

 

 


Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas. 1 Crônicas 12:18






2 Samuel 23-8. São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez.
9. Depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam.
10. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo.
11. Depois dele era Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
 2 Samuel 23.12. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento.
13. Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim.
14. Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém.
15. E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém!
16. Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor;
17. e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes.
18. Ora, Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe dos trinta; e este alçou a sua lança contra trezentos, e os matou, e tinha nome entre os três.
19. Porventura não era este o mais nobre dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou.
20. Também Benaías, filho de Jeoiada, filho dum homem de Cabzeel, valoroso e de grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moabe; depois desceu, e matou um leão dentro duma cova, no tempo da neve.
21. Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaías desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou.
22. Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes.
23. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas.